Selo Sesc lança DVD sobre histórico festival de punk dos anos 1980
Em 1982 o punk era um movimento forte nas periferias e o escritor Antônio Bivar, que na época lançava seu livro “O que é Punk?”, decidiu criar um festival, “O Começo do Fim do Mundo”, no Sesc Pompeia. Mal sabia ele que essa ideia seria tida como um marco na música nacional.O Selo Sesc lança hoje o DVD “O Fim do Mundo, Enfim”, com depoimentos de integrantes de algumas bandas que participaram do projeto na década de 1980, como João Gordo, do Ratos de Porão, e Clemente, do Inocentes, além do show homônimo que o mesmo Sesc organizou em 2012 para celebrar os 30 anos do encontro. O filme será exibido gratuitamente nesta terça-feira (16), às 20h30, no CineSesc (r. Augusta, 2.075, Cerqueira César; tel.: 3087-0500).
“O problema foi convencer as gangues a participar em paz”, recorda Clemente, lembrando a tensão na época entre os punks de São Paulo e os do ABC. “Sabe briga de torcida? Era a mesma coisa.”
Mais do que tensões, o festival abriu as portas para uma cena que cresceu. “O movimento se expandiu e muitas bandas vivem de música, fazem shows no exterior… Antes a gente só queria destruir o sistema. Eu já desisti, mas vez ou outra damos umas cutucadas nele”, finaliza Clemente